sexta-feira, 6 de abril de 2012

Educação Sexual na Escola




Objetivos da disciplina:

- discutir o conceito de gênero e sua articulação com a sexualidade; 
- analisar de que forma as relações de gênero e sexualidade vêm sendo construídas no âmbito das sociedades ocidentais, em diferentes tempos históricos;
- problematizar como a escola e seus profissionais manejam as questões em torno da sexualidade;
- discutir o papel da mídia na construção das subjetividades e identidades de gênero e sexuais.

Conteúdos da disciplina

I - Sexualidade e gênero: algumas questões conceituais e políticas
- Pós-estruturalismo
- Construcionismo social
- Pedagogias Culturais
- Construção das identidades de gênero: masculinidades e feminilidades
- Construção das identidades sexuais: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade
- homofobia e misoginia

II - O corpo tem uma história
- teoria unissexual
- normatização e controle dos corpos: Foucault e a história da sexualidade
- corpo como projeto: corpos depreciados, corpos camaleônicos
- corpo outdoor, corpo performance
III - Novas discussões em torno da sexualidade
- História do amor-paixão romântico
- Maternidade, aborto, paternidade
- Práticas de risco e políticas de prevenção
- Violência/abuso sexual
- Pedofilia
- ‘Pedofilização’ como prática social contemporânea
prostituição
- Teoria Queer
IV - Trabalhando gênero e sexualidade no contexto escolar:
- Infância
- Adolescência
- Idade adulta
- Possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade nas disciplinas: português, literatura, geografia, história, matemática, educação física, ciências, biologia, artes, química e física.

Bibliografia básica (*** textos de leitura obrigatória)

***BRITZMANN, Déborah. O que é essa coisa chamada amor. Identidade homossexual, educação e currículo. In: Educação & Realidade, vol 21 (1), jan-jul de 1996.

***CAMARA, Adriane. Masculinidade heterossexual e pedofilização: o universo infantil como recurso erótico em revistas masculinas. http://discutindosexualidades.blogspot.com/

***COUTO, Edvaldo. Corpos modificados: o saudável e o doente na cibercultura. In: LOURO, G; FELIPE, J.; GOELLNER, S. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 172-186.

***DIAS, Luis Felipe M.; VIEIRA, Naiara C.; SANTOS, Luis Henrique S. Barebacking: risco x prazer? Um novo desafio para a educação em saúde. Revista de Iniciação Científica / Universidade Luterana do Brasil – vol. I, n. 1 (2002) – Canoas: Ed. ULBRA, 2002.

***FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo pedófilo? Cadernos Pagu (26), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/UNICAMP, 2006, pp. 201-223.

***___. Erotização dos corpos infantis. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (org.). Corpo, gênero, sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

***___. Do amor (ou de como glamourizar a vida). http://discutindosexualidades.blogspot.com/

****FELIPE, Jane; BALESTRIN, Patrícia; QUINCOSES, Aline. Pensar a maternidade: entre a glorificação e o aprisionamento http://discutindosexualidades.blogspot.com/

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

___. “O bicho vai pegar”: um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir do livro paradidático infantil. PPGEDU/FACED/UFRGS (Tese de doutorado), 2005.

MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (orgs). Corpo, Gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.
LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (org.). Corpo, gênero, sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

***LOURO, Guacira. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade 25(2):59-76. jul/dez 2000.

___. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes: 1997. (especialmente o capítulo 1)

___. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, L. H. (org.). A escola no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. P. 33-47.

***___. Teoria Queer – uma política pós-identitária para a educação. In: Estudos Feministas, vol 9 (2), 2001. p. 541-553.

SANT’ANNA, Denise. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Porto Alegre: Educação & Realidade 25(2):49-58, jul./dez. 2000.

***SEFFNER, Fernando. Sexo e amor, giz e apagador: a educação afetivo-sexual na escola. AMAE educando, abril, 2001, nº 298. p. 43-45.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. IN: SILVA, Tomaz T. (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000. (p. 71-102)

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira (org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.


Bibliografia complementar

FELIPE, Jane. “Cachorras”, “tigrões” e outros “bichos”: problematizando gênero e sexualidade no contexto escolar. Revista Fazendo Escola, 2002.

___. Entre tias e tiazinhas: Pedagogias Culturais em circulação. In: SILVA, L. H. (org.). Século XXI: Qual conhecimento, qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
___. Sexualidade, gênero e novas configurações familiares: algumas implicações para a educação infantil. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. (org.). Educação Infantil: p’ra que te quero? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

___. Sexualidade nos livros infantis: relações de gênero e outras implicações. In: Meyer, Dagmar (org.). Saúde e sexualidade na escola. Porto Alegre: Mediação, 1998. p 111-124.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos à Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

STEINBERG, Shirley. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, L. H. e outros (org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: PMPA, 1997. P. 98-145.

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